Associação AEASP

 

Associação AESP

 

COMUNICADO: PLANOS DE PREVIDÊNCIA VIVEST

 
 2220

Estamos vivendo dias terríveis com a nefasta epidemia do corona vírus. Muitas vidas perdidas, sofrimento e dor, mas confinados não perdemos a esperança que dias melhores virão.

Com o coração doido meus sinceros sentimentos a todos. No atual clima de intranquilidade recebemos muitas comunicações referente a possibilidade dá troca do indexador dos planos  previdenciários da Vivest,  o que vem causando mais preocupação.



Quero tranquilizar que nada acontece de forma abrupta ou rápida.

Edmundo Benedetti Filho – presidente da AEASP.


Diante de várias indicações da Diretoria da Vivest que administra os recursos financeiros dos planos de previdência e por iniciativa de parte dos conselheiros do Conselho Deliberativo foi constituído um grupo de trabalho em março de 2020.

O principal objetivo do Grupo de Trabalho era de buscar premissas básica para discussão de uma proposta tecnicamente viável, visando a abertura de negociações referente a necessidade segundo a Vivest de alteração do atual indexador.

Após várias reuniões e tratativas não foi possível chegar a um consenso.

Juntamente com nosso representante no Grupo de Trabalho, o companheiro Adauto e com alguns conselheiros do Conselho Deliberativo da Vivest, entendemos ser possível um acordo a ser submetido a apreciação dos participantes, com as seguintes premissas:

  1. Garantia expressa da continuidade dos atuais planos previdenciários na Vivest.
  2. Aplicação do IGP-DI nos reajustes dos benefícios em 2.021 e 2.022
  3. Compensação de eventuais déficits nos planos BD é CD
  4. Criação de um indexador misto (IGPDI + IPCA) com correção pelo IGPD I até o ano de 2031 proporcional aos investimentos atrelados ao IGP e a diferença para compor o reajuste do benefício seria corrigido pelo IPCA.

A partir de 2.031 as correções dos benefícios seriam integralmente pelo IPCA.

Por hora se faz necessário explicar a verdade dos fatos.

Buscamos algumas premissas mínimas para o início da discussão de um possível entendimento visando o equilíbrio financeiro e a garantia de longevidade dos nossos planos com isso assegurando a continuidade dos nossos benefícios previdenciários.


Saída da Elektro.

Nos preocupa a saída da Elektro que criou a sua fundação, isso sim acende um alerta para reflexão mais profunda.

O que efetivamente foi feito por quem de direito para evitar essa saída da Elektro.

Nada falam sobre esse assunto tão preocupante para o futuro da Vivest como falam constantemente outros assuntos na mídia.

O momento é de preocupação e teremos que tentar a busca de meios que garantam a sobrevivência de nossos planos previdenciários agindo com muita prudência, evitando radicalização até o esgotamento de uma via negocial.

Qualquer proposta que venha ser negociada será levada a apreciação e decisão dos participantes.

Espalhe por ai:

Nenhum comentário:

Postar um comentário